Área Reservada

Notícias

 Ministra da Agricultura da Guiné-Bissau recebe a Delegação do TCP CPLP/FAO
Nota Informativa

A Ministra da Agricultura da Guiné-Bissau, Eng.ª Evarista de Sousa, recebeu a delegação do TCP CPLP/FAO, no passado dia 04 de Fevereiro de 2009. A Ministra destacou a necessidade de apoio da cooperação Norte-Sul e Sul-Sul para a superação dos constrangimentos que afectam o desenvolvimento rural sustentável de Guiné-Bissau.

Para a Ministra, os próximos quatro anos serão decisivos para o país, que precisa investir e reforçar o sector agrícola, principal fonte de renda de Guiné-Bissau. Dessa forma, o reforço da capacidades nacionais, a Capacitação das comunidades e o envolvimento da juventude rural são eixos estratégicos que podem compor as actividades a serem implementadas pelo futuro Programa de Cooperação da CPLP para o Combate à Desertificação (que será formulado no âmbito do TCP CPLP/FAO).

A Ministra deixou ainda a mensagem de que se empenhará pessoalmente para mobilizar recursos e parcerias para o Programa. Também reforçou a disposição do quadro técnico de Guiné-Bissau, primeiro país a constituir o Comité Nacional do TCP CPLP/FAO, em trabalhar para que as acções necessárias sejam realizadas no tempo necessário para fazer avançar a proposta.


Reunião do Comité Nacional da Guiné-Bissau (TCP CPLP/FAO)


A Guiné-Bissau deu passos decisivos para a elaboração do seu Quadro de demandas e propostas para o Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul que visa fortalecer implementação da UNCCD nos paises da CPLP. Após mobilizar um conjunto expressivo de instituições nacionais na constituição do primeiro Comité Nacional do TCP CPLP/FAO, realizou na quinta-feira, dia 5 de Fevereiro, a Reunião de trabalho do Comité.

A reunião contou com a participação de uma delegação do TCP CPLP/FAO, de representantes do IPAD, de várias Direcções Nacionais e da equipa de consultores nacionais contratados pelo TCP CPLP/FAO para apoiar as actividades naquele Pais.

"A CPLP é como uma árvore com um tronco forte que agora está Desenvolvendo suas ramificações", destacou o DG de Meio Ambinte, Dr. Tomas Barbosa, ao falar sobre a importância da iniciativa do Secretariado da CPLP em conjunto com a FAO e o IPAD.

As próximas reuniões do Comité Nacional decorrerão a 05 de Março e 09 de Abril, atendendo a calendarização de trabalhos acordada com os participantes do Comité e a equipe de Consultores.

Publicado a 05-02-2009
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.