Área Reservada

Notícias

CPLP em evento da 50ª Sessão do Comitê Mundial sobre Segurança Alimentar

13 10/22
CPLP em evento da 50ª Sessão do Comitê Mundial sobre Segurança Alimentar

Nota Informativa

O Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Manuel Clarote Lapão, participou no evento «Capacitando cidades e governos locais para a transformação sustentável e inclusiva dos sistemas alimentares urbanos e territoriais», a 12 de outubro de 2022, por videoconferência.

 

Este evento paralelo da 50ª Sessão do Comitê Mundial sobre Segurança Alimentar, que se realiza na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, centrou-se no empoderamento das cidades e governos locais e dimensões de governança da transformação dos sistemas alimentares.

 

Na intervenção, o Diretor de Cooperação da CPLP abordou a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), um instrumento político orientado para a ação aprovado há onze anos. Manuel Clarote Lapão realçou que a ESAN-CPLP inclui uma abordagem territorial à governança dos sistemas alimentares (multinível, multissetorial e multissetorial).

 

Como a “governança dos sistemas alimentares territoriais é fundamental para promover sistemas alimentares sustentáveis, estamos profundamente envolvidos na criação de uma “Coalizão para promover a governança dos sistemas alimentares territoriais””, sublinhou o Diretor de Cooperação da CPLP.

 

O debate neste evento paralelo pretendeu “identificar estruturas de governança em vários níveis que reflitam melhor a importância e o potencial de sistemas alimentares urbanos e territoriais por meio da representação aprimorada de atores urbanos e locais em processos nacionais, mas também organismos multissetoriais regionais e globais”, refere a FAO.

 

 

Mais Informação

Agenda

 

 


 

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.