Momento CPLP em São Tomé 2009


São Tomé e Príncipe está no centro das atenções da CPLP numa quinzena recheada de eventos científicos e culturais, compreendida entre os dias 4 e 18 de Setembro de 2009.  [+ler]

Homenagem a Alda Espírito Santo

A escritora Alda Espírito Santo foi homenageada pela CPLP em São Tomé.

A escritora Alda Espírito Santo foi homenageada no jantar de Encerramento do 6º Encontro de Fundações da CPLP, dia 17, durante um Sarau Cultural, na Fortaleza-Museu de São Tomé.

Esta iniciativa foi organizada pela CPLP em parceria com o Centro Português de Fundações e a Fundação Mãe Santomense.

Estiveram presentes neste evento o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco; o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Carlos Tiny; a Presidente da Fundação Infância Feliz de Cabo Verde, Adélcia Pires; o Ministro da Educação e Cultura de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus; o presidente das Fundações da CPLP, Emílio Rui Vilar; assim como representantes do Corpo Diplomático em São Tomé e das delegações convidadas.

"Pregaram-me uma valente partida. Disseram-me que o Secretário-executivo da CPLP tinha algo para me entregar no Museu e afinal é uma homenagem que não esperava. Sinceramente digo-vos que não mereço, o caminho que percorri era o que tinha de ser feito". Alda Espírito Santo

Fonte Imagem: © Jornal Digital


ALDA ESPÍRITO SANTO______________________________________________________________

Nascida em 1926 em S. Tomé, Alda Graça (como também é conhecida) estudou em Portugal. 

De regresso a São Tomé e Príncipe começou por dar aulas até ser convidada a exercer cargos políticos como Ministra da Informação e Cultura, Ministra da Educação e Cultura, como Deputada e Presidente da Assembleia Nacional.

É actualmente Presidente da União Nacional dos Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe, cargo que acumula com a Presidência do Fórum da Mulher de S. Tomé e Príncipe.

Colaborou em diversas publicações literárias. Os seus poemas aparecem nas mais variadas antologias lusófonas, bem como em jornais e revistas de São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.


Obra poética:


O Jogral das Ilhas, 1976, São Tomé, e. a.;
É Nosso o Solo Sagrada da Terra, 1978, Lisboa, Ulmeiro.

------
Discurso de Homenagem do Secretário Executivo da CPLP

[Brochura de Homenagem]

18-09-2009
________________________________________________________________________________
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.