Cooperação com a OMT


Memorando de Entendimento entre a CPLP e a OMT


No dia 2 de Dezembro de 2013, teve lugar na sede da CPLP, o ato de assinatura do Memorando de Entendimento entre a CPLP e a Organização Mundial de Turismo (MdE CPLP_OMT), cumprindo-se assim uma das decisões da VII Reunião de Ministros do Turismo da CPLP, tendo ficado as duas Organizações comprometidas a cooperar em torno de objetivos comuns nos vários domínios do Turismo.

Saber mais

Comissão de Coordenação das Nações Unidas sobre Turismo para o Desenvolvimento


A Comissão de Coordenação das Nações Unidas sobre Turismo para o Desenvolvimento (SCTD) -  UN Steering Committee on Tourism for Development - reúne as experiências específicas de turismo e state-of-the-art perícia turismo de cada um dos seus membros, com vista a criar sinergias para uma entrega mais coordenada, eficaz e eficiente de assistência técnica aos países em desenvolvimento, complementando, assim, seus esforços para construir um setor de turismo nacional competitivo.

Em 2010, a OMT lançou esta iniciativa para uma abordagem mais coesa para o desenvolvimento do turismo a nível internacional. Desde então, nove organizações internacionais chave uniram forças e formaram Comitê Gestor das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Turismo com o objetivo de fortalecer o impacto de desenvolvimento do turismo internacional. Poderá consultar os seus membros [AQUI].

O documento final da Conferencia do Rio+20 “The Future we want” inclui uma referencia ao Turismo que poderá ser consultada [AQUI], ou poderá mesmo efectuar o download, em várias línguas, do documento completo [AQUI].

Na matriz de implementação do mesmo, os temas relacionados com o turismo são liderados pela OMT com o apoio do SCTD. [Saber Mais]


Sustainable Tourism for Development


O manual criado pela OMT a pedido da UE, para explicar aos serviços de cooperação e relações exteriores da UE o que é o turismo e como pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento pode ser consultado [AQUI].
Tanto o Brasil como Portugal estavam interessados em adaptar esta iniciativa e até referiram a possibilidade de o utilizar no âmbito da CPLP.

Hotel Energy Solutions

Soluções energéticas para Hotéis- http://hotelenergysolutions.net/

O projeto Hotel Energy Solutions (HES) é uma iniciativa da OMT, com o apoio da Intelligent Energy Europe, e foi implementado em parceria com as organizações UNEP, IH&RA, EREC e ADEME. A meta é melhorar a eficiência energética da rede hoteleira europeia de pequeno e médio porte em 20%, e, além disso, aumentar em 10% o uso de fontes de energia renováveis, demonstrando desta forma que crescimento económico e sustentabilidade podem, e devem, caminhar juntos.

Hotel Energy Solution oferece informação, apoio técnico e formação, com o objetivo de auxiliar PMEs do setor de turismo e de alojamento dos 28 países da União Europeia a aumentar a eficiência energética e estimular o uso de energia renováveis. O projeto disponibiliza uma inovadora ferramenta online – o HES E-toolkit –, além de uma série de outros recursos que permitirão um maior entendimento sobre o gestão energética.

 Este projecto preenche uma lacuna existente entre as tecnologias disponíveis de eficiência energética/ energia renovável e o seu atual nível de aproveitamento nas pequenas e médias empresas do setor de hospedagem. Frente ao desafio que apresentam as mudanças climáticas, o HES oferece uma inovadora ferramenta online: O HES E-toolkit, que ajuda os hotéis a reduzir as emissões de carbono, otimizar custos operacionais e aumentar as margens de lucro.

Materiais informativos: [AQUI].
Folhetos informativos em português: [Folheto 1], [Folheto 2], [Folheto 3].



 

Acompanhe Online

Organizações Parceiras

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.