Escola Internacional de Futebol da CPLP

Escola de Futebol já arrancou - 18.03.08

 
Nota Informativa

A Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa iniciou, a 18 de Março de 2008, a sua primeira acção concreta com o "CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA TÉCNICOS DE FUTEBOL DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA" que contará com a participação de cerca de quarenta treinadores/alunos dos diversos países membros da CPLP.

Com a duração de 64 dias, esta é a primeira acção do projecto dos Ministérios do Esporte e das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília e a Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros(Anceabra).

Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira na Copa de 1970, vai dar a aula inaugural.

Este primeiro curso conta com a participação de 40 alunos de sete dos oito países da CPLP, oito de Moçambique, seis de Angola, cinco do Timor Leste, cinco da Guiné-Bissau, quatro de Cabo Verde, quatro de São Tomé e Príncipe e os demais do Brasil. Portugal não enviou nenhum aluno para fazer o curso de formação de treinadores.


------

Criada Escola de Futebol da CPLP em Brasília - 15.03.08


Nota Informativa

A criação da "Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa" em Brasília está confirmada, com base no Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Esporte do Brasil e a Universidade de Brasília – UnB, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

A Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa vai realizar a sua primeira acção concreta com o "CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA TÉCNICOS DE FUTEBOL DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA" que contará com a participação de cerca de quarenta treinadores dos diversos países membros da CPLP. Este curso inicia-se a 17 de Março de 2008 e terá o seu término em 15 de Maio também de 2008.

Realça-se que todas as despesas com hospedagem, alimentação, uniformes, transporte local e outras relacionadas ao curso serão pagas pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) – com dotação orçamental já transferida pelo Ministério Brasileiro dos Esportes.

Dado o interesse do Governo brasileiro em adensar o intercâmbio e a cooperação na área desportiva e, em particular, no futebol, o executivo do Brasil decidiu ainda custear as passagens aéreas dos participantes na senda de que estas actividades permitem a formação da cidadania, a inclusão social e actuam como um instrumento do desenvolvimento.
A distribuição de vagas para o curso usou como critério o tamanho relativo do Estado-membro e da sua população, de forma a favorecer a posterior disseminação dos conhecimentos adquiridos. Assim, foram determinadas as seguintes vagas por país:

Angola: 6 vagas
Cabo Verde: 4 vagas
Guiné-Bissau: 5 vagas
Moçambique: 8 vagas
São Tomé e Príncipe: 4 vagas
Timor-Leste: 5 vagas

O projecto da fundação da Escola de Futebol foi apresentado aos ministros e secretários do Desporto dos países da CPLP por ocasião da realização dos "V Jogos Desportivos da CPLP", realizados em Agosto de 2005, em Angola. A proposta de criação desta escola foi efectuada pelo actual presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, em Maio de 2005 – altura em que coordenou a delegação de Moçambique na Copa CPLP de Futebol para Jovens, realizada em Brasília.

Além deste curso de aperfeiçoamento, a escola na continuidade dos seus trabalhos oferecerá cursos e estágios para atletas, gestores desportivos, árbitros, fisioterapeutas, massagistas e demais profissionais ligados ao futebol.
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.