Jogos Desportivos da CPLP

VI Jogos Desportivos da CPLP no Rio de Janeiro


Nota Informativa

A 6ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer de 26 de Julho a 1 de Agosto, no Rio de Janeiro, no Brasil, informou o Ministério dos Esportes da República Federativa do Brasil.

"O Rio de Janeiro será palco da 6ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontecerá de 26 de julho a 1º de agosto e contará com a participação de cerca de 700 atletas representantes dos países integrantes da CPLP.

Os esportistas representarão Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As competições acontecerão na Escola de Educação Física do Exército, na Fortaleza de São João, na Urca.

A cada dois anos, um dos países integrantes da Comunidade fica responsável por sediar os jogos que acontecem desde 1992. No Brasil o evento é uma realização da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

O campeonato estava programado para acontecer no Brasil ano passado, fato que não ocorreu por causa da realização dos Jogos Pan e Parapanamericanos Rio - 2007. O Ministério do Esporte sugeriu que os jogos da CPLP fossem adiados para este ano e foi prontamente atendido.

Serão sete dias de competição na capital carioca. As disputas envolvem as modalidades de handebol (masculino), basquete (feminino), futebol (masculino), tênis (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino) e atletismo para portadores de deficiências visuais. Este ano não haverá competição de atletismo para cadeirantes.

Para competir o esportista deverá ter até 16 anos. No caso dos portadores de deficiências, a idade máxima para participar dos jogos é de 20 anos. Cada delegação poderá participar com até 93 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, etc.


Jogos da CPLP
 

O Campeonato foi instituído em 1990, por meio de Acordo Multilateral de Cooperação assinado em Lisboa pelos Estados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Na época o Brasil participou somente como observador.

A iniciativa tinha como meta garantir o convívio desportivo entre as várias nacionalidades e fortalecer a comunidade de língua portuguesa.

Portugal acolheu a primeira edição dos jogos da CPLP em 1992. Guiné-Bissau sediou em 1995. A terceira edição deu-se em 1997 em Maputo, Moçambique. Cabo Verde organizou o quarto Jogos em 2002. A quinta edição ocorreu em 2005, em Angola.

------
[documento.pdf
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.