Informação Útil


Geografia

A Guiné-Bissau é um país localizado na costa ocidental de África, estendendo-se, no litoral, desde o Cabo Roxo até a ponta Cagete. Faz fronteira, a norte, com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. A sua superfície é de 36.125 km2, sendo 1.500km2 o arquipélago dos Bijagós.
A Guiné-Bissau destaca-se dos seus países limítrofes por possuir uma superfície costeira profundamente entremeada por rios e osculada por imensas ilhas e ilhotas. O país é constituído por uma parte continental e pelas cerca de 80 ilhas e ilhéus do arquipélago dos Bijagós. Separado do Continente pelos canais do rio Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque.
A parte continental é formada por uma planície costeira e uma zona interior planáltica. A planície costeira é semi – pantanosa, possuindo planícies baixas com largos estuários. Muito são os rios que sinuosamente penetram no interior constituindo os melhores conexões ao interior.
A zona interior é formada por planaltos pouco elevados, podendo distinguir-se duas zonas de transição que conduzem a dois pequenos planaltos - de Bafatá e Gabú - e a zona de colinas com as maiores altitudes do país, (cerca de 300m) na região de Boé.
Com uma extensão máxima de 300Km, e uma largura de cerca de 250Km, a Guiné-Bissau permite um acesso rápido aos países vizinhos.

História

Após 528 anos da Colonização Portuguesa a República da Guine-Bissau adquiriu a sua independência a 24 de Setembro de 1974. A luta para a independência teve início com a resistência anticolonialista em 1954. Encabeçada pelo seu líder Amílcar Cabral, transformou-se anos mais tarde em partido político, O Partido Africano para Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC).
A luta armada propriamente dita teve o seu inicio a 23 de Janeiro do ano de 1963 e teve a duração de 11 anos. Mas a 20 de janeiro de 1973 praticamente um ano antes do final da guerra, o país perdia o seu militante numero um. O camarada Amílcar Cabral. Tendo a luta prosseguida ate a independência em 1974, foi eleito o primeiro presidente da república da Guiné-Bissau o senhor Luis Cabral, que presidiu o pais sob o regime do partido único.
O país teve o seu percurso normal, com inúmeras dificuldades inerentes a um país recém independente, até instauração do multipartidarismo em 1991 já durante a presidência do general João Bernardo Vieira. As primeiras eleições livres e democráticas tiveram lugar em 1994.
Actualmente a democracia está implantada no país. O sistema político democrático é semipresidencialista, o presidente da Republica é eleito, para um mandato de 5 anos renováveis podendo assim candidatar-se para um segundo. O primeiro ministro é por sua vez eleito para um mandato de 4 anos, com a liberdade de concorrer para outros.
O supremo tribunal rege-se sob o sistema judicial independente.

Como chegar?

À Guiné – Bissau chegam regularmente voos da TAP Air Portugal; TACV Transportes Aéreos de Cabo-Verde; AIR Senegal Internacional.

Vistos

Passaporte com visto e cartão de vacina internacional. Passageiros cuja Guiné-Bissau não tem nenhuma representação diplomática nos seus países podem adquirir visto de entrada no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Clima

A Guiné-Bissau tem um clima tropical. Situada sensivelmente a meia distância entre o equador e o trópico de Câncer, a Guiné-Bissau tem um clima quente e úmido característico das regiões tropicais.
Tem duas estações: a quente e a época das chuvas, o país também é composto por mais de 80 ilhas insulares que tem uma das melhores praia de costa da africa ocidental.
A época das chuvas começa em meados do mês de Maio e estende-se até meados de Novembro. Os meses de maior pluviosidade são Julho e Agosto. A estação seca e fresca corresponde aos restantes meses do ano. Os meses de Dezembro e Janeiro são os mais frescos. No entanto, as temperaturas são muito elevadas durante todo o ano.

Moeda

O Franco CFA é a moeda oficial da Guiné – Bissau.
1 CFA = 0,001524 €
1 CFA = 0,002024 USD
1 CFA = 0,004306 R$


Feriados

1 de Janeiro – Ano Novo
20 de Janeiro – Dia dos Heróis
8 de Março – Dia Internacional da Mulher
1 de Maio – Dia do Trabalho
3 de Agosto – Dia dos Mártires da colonização
24 de Setembro – Dia da Independência
13 de Outubro – Final do Ramadão
20 de Dezembro – Festa do Cordeiro
25 de Dezembro – Natal

Indicativos

O código internacional de ligação para Guiné – Bissau é 00245.

Bombeiros: 118; 212222
Policia: 117; 215616; 215305

Saúde

Apenas se deve consumir água engarrafada (mesmo o gelo) e convém evitar comer alimentos não cozinhados, sobretudo frutas com casca e vegetais mal lavados. O viajante deverá aconselhar-se previamente junto do seu médico ou em sede de “consulta ao viajante” sobre a vacinação necessária e os cuidados básicos a manter.
Recomendam-se cuidados profiláticos em relação ao paludismo, bem como o uso de repelente de insectos, roupa fresca, clara e comprida e o uso de rede mosquiteiras.
Regista-se uma Incidência preocupante de doenças sexualmente transmissíveis, nomeadamente HIV-SIDA. A tuberculose e a hepatite são também doenças comuns.
Apesar de existir um Hospital Central em Bissau e um outro em Bafatá, aconselha-se o viajante a levar consigo um kit de medicamentos adequados às doenças tropicais e com material de primeiros socorros.

 

Acompanhe Online

Organizações Parceiras

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.