Informação Útil

Documentos

Ministério das Finanças, Comércio e da Economia Azul/Direção Geral do Turismo

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de São Tomé e Príncipe
 

Geografia


As ilhas de São Tomé e Príncipe estão situadas no Oceano Atlântico, concretamente no Golfo da Guiné a aproximadamente 300 km da Costa Ocidental Africana sobre a linha imaginária de Equador.
As duas ilhas e cerca de uma dezena de ilhéus e rochedos do Arquipélago estendem-se por 1001 km², formadas a partir de erupções vulcânicas sobre as plataformas submarinas. A ilha de São Tomé, a maior tem uma área de 859 km², sendo 65 km de comprimento e 35 km de largura, o Príncipe possui uma superfície de 142km² ou seja 16km de comprimento e 8 km de largura. A distância entre as duas ilhas é de cerca de 140 km estando a ilha do Príncipe localizada a nordeste de S. Tomé.
O Arquipélago apresenta um cenário imponente e majestoso resultante da exuberante vegetação tropical que constitui a sua principal referência paisagística, encontrando-se por entre a imensidão do verde inúmeros vales, rios e riachos com cenários de rara beleza.
O relevo é muito acidentado, com altitudes que ultrapassam os mil metros, atingindo mesmo cerca de 2 024 metros de altitude no pico de S. Tomé o ponto mais alto do Arquipélago, destacando-se ainda outros picos como o Calvário, Cabumbé, Cão Grande e o Pico do Príncipe.


História


Na década de 60, o surgimento de movimentos de libertação nas antigas colónias em África despoleta consciências e faz intensificar as lutas pela independência. São Tomé e Príncipe através do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP), transformado posteriormente em Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) inicia um longo processo de libertação, tendo sido assinado com o Governo Português o Acordo de Argel (26 de Novembro de 1974), documento que reconhecia o direito a autodeterminação e independência a antiga colónia. O acto de proclamação da independência nacional ocorre em 12 de Julho de 1975.Seguem-se 15 anos de regime monopartidário e com forte ligação marxista-leninista liderado por Manuel Pinto da Costa o primeiro presidente da República.
Em 1990 iniciou-se o processo da democratização e das reformas económicas, assim o País realiza as primeiras eleições multipartidárias a 20 de Janeiro de 1991, ganhas por Miguel Trovoada e o Partido de Convergência Democrática. São Tomé e Príncipe é uma nação soberana, membro de várias organizações internacionais nomeadamente as Nações Unidas, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a União Africana.
O actual Chefe de Estado é o senhor Dr. Manuel Pinto da Costa, eleito em 2011.


Como chegar?

Pode-se chegar a São Tomé e Príncipe através das seguintes companhias: TAP Portugal; TAAG - Air Angola; Africas Connection; STP-airways; Ceiba Intercontinental.

Vistos

Os pedidos de visto deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 7 dias, numa Embaixada ou Consulado de São Tomé e Príncipe. Os pedidos de visto para entrada no país de elementos de Organizações Internacionais deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 72 horas.
Os cidadãos estrangeiros provenientes de países ou áreas geográficas onde não exista representação diplomática ou consular de S. Tomé e Príncipe poderão solicitar uma Autorização de Entrada, diretamente ao Serviço de Migração e Fronteiras.

Saber mais

Clima

A situação geográfica sobre a linha imaginária do equador explica facilmente o clima tropical húmido que é característica da região centro-africana. Apesar de o céu estar habitualmente coberto de nuvens, o clima é sempre quente e a humidade é bastante elevada, a rondar entre os 70 a 80%.
As temperaturas médias anuais rondam os 27º/28ºC, sempre com amplitudes térmicas de fraca expressão, com variações inferiores a 5º C. A designada “gravana” ocorre entre Junho e Agosto, quando o tempo é mais seco, havendo menor precipitação e as temperaturas são um pouco mais baixas, características semelhantes às de Janeiro e Fevereiro, aqui designado por “gravanito”.
Nas restantes épocas, sobretudo quando vigora a estação da chuva que vai de Outubro a Maio, o calor, independentemente da hora do dia e da noite, é sempre elevado. A época das chuvas tal como o nome indica é um período de ocorrência de precipitação e de tempestades tropicais, fenómenos intensos mas de curta duração. As temperaturas são elevadas e o estado do mar é calmo, ideal para a navegação.
No interior, devido ao relevo, predominam áreas com microclimas muito específicos, com temperaturas menos elevadas, algum nevoeiro e uma humidade extrema, podendo atingir os 90%.


Moeda

A moeda local é o Dobra.
1 STD = 0,00004 €
1STD = 0,00005 USD
1STD = 0,00011 R$


Feriados

1 de Janeiro – Ano Novo
4 de Janeiro – Dia Rei Amador
17 de Janeiro – Feriado na Ilha do Príncipe (Dia da Descoberta da Ilha do Príncipe)
3 de Fevereiro – Dia dos Mártires
29 de Abril – Feriado na Ilha do Príncipe ( Dia da Autonomia )
12 de Julho – Dia da Independência
15 de Agosto – Feriado na Ilha do Príncipe ( Dia de São Lourenço )
6 de Setembro – Dia das Forças Armadas
30 de Setembro – Dia da Reforma Agrária
21 de Dezembro – Dia de Descoberta da Ilha de São Tomé
25 de Dezembro – Natal


Indicativos

O código internacional de ligação para São Tomé e Principe é 00239.

Saúde

Isenção da vacina contra a febre-amarela para os estrangeiros europeus.
Aconselham-se as seguintes precauções gerais: o uso de repelentes de insectos, a não ingestão de alimentos crus e de água não engarrafada.
É aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência.
Apesar das dificuldades, é notável o esforço que tem sido feito para melhorar as condições das instalações atualmente existentes. Um exemplo claro é o programa que o Governo de São Tomé e Príncipe tem empreendido com ajuda de Taiwan para erradicar a malária que constituía o maior risco de saúde pública.
Actualmente, a taxa de prevalência da malária é já muito reduzida, o que faz de S. Tomé e Príncipe uma zona de risco moderado. Segundo as estimativas do governo, o objectivo é de erradicar por completo esta doença nas ilhas

 

Acompanhe Online

Organizações Parceiras

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.