Murade Isaac Miguigy Murargy

     

    O Embaixador moçambicano Murade Isaac Miguigy Murargy assumiu funções na CPLP a 18 de Setembro de 2012. Isaac Murargy foi eleito Secretário Executivo da CPLP pela IX Conferência de Chefes de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizou em Maputo, no dia 20 de Julho de 2012, sucedendo no cargo ao guineense Domingos Simões Pereira.

    Embaixador de carreira diplomática, Murade Isaac Murargy, de 65 anos, foi durante dez anos Secretário-Geral da Presidência de Moçambique. Chefiou a missão diplomática moçambicana em Paris, França. A partir da capital francesa esteve acreditado como embaixador extraordinário e plenipotenciário na Alemanha, Suiça, Tunísia, Gabão, Mali, Costa do Marfim, Senegal e Irão, tendo sido também delegado permanente de Moçambique na UNESCO. Isaac Murargy era, até ao momento da sua eleição para Secretário Executivo da CPLP, Embaixador de Moçambique em Brasília.
     



    Domingos Simões Pereira

    (2008 - 2012)
     
     
    Secretário Executivo da CPLP desde a VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Lisboa a 25 de Julho de 2008.

    Nascido em Farim, Guiné-Bissau, em 1963.

    Engenheiro Civil e Industrial pelo Instituto de Engenharia de Odessa ex-URSS (Ucrânia). Mestre em Ciências da Engenharia Civil pela Universidade Estatal de Califórnia em Fresno.

    De Dezembro de 2006 até à data da última nomeação foi Conselheiro do Primeiro Ministro da Guiné-Bissau para as Infra-estruturas por conta do Banco Mundial.

    Foi Secretário-geral da Caritas Guiné-Bissau de Setembro de 2006 a Setembro de 2008.

    Foi Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo de Maio de 2004 a Novembro de 2005.

    Ministro do Equipamento Social entre 2002 e 2003.

    Assistente Técnico para a Reforma das Infra-Estruturas no Projecto de Reforma e Desenvolvimento do Sector Privado (Banco Mundial), de 2000 a 2004.

    Assistente Técnico para a Célula de Apoio ao Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (União Europeia), de 1999 a 2000.

    Entre 1988 e 1999, assumiu diversos cargos, entre os quais: Director Nacional da Viação e Transportes Terrestres; Director-Geral das Estradas e Pontes; Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas e Director do Laboratório de Engenharia Civil; Estágiario no Gabinete de Projectos de Engenharia no Departamento dos Transportes da California (CALTRANS, Fresno); Director Técnico da Cooperativa Unidade e Progresso, em Bissau.
     
     

    Comunicados

     

    Redes