Informação Útil


Geografia

Cabo Verde fica situado no Oceano Atlântico, a cerca de 455 km do cabo com o mesmo nome, no extremo ocidental africano. Trata-se de um arquipélago de reduzida dimensão territorial (4033 km), repartido por 10 ilhas e oito ilhéus.
De origem vulcânica, a maior parte das ilhas são montanhosas e rochosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2 829 m. O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, divididos em dois grupos:
• Ao norte, as ilhas de Barlavento.
Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada e reserva natural), São Nicolau, Sal e Boa Vista. Pertencem ainda ao grupo de Barlavento os ilhéus desabitados de Branco e Raso, situados entre Santa Luzia e São Nicolau, o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente e os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha de Boa Vista;
• Ao sul, as ilhas de Sotavento.
Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava. O ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade de Praia, na Ilha de Santiago; os ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luís Carneiro e o ilhéu Sapado, situados a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha. As maiores ilhas são a de Santiago, a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguido por Mindelo, na ilha de São Vicente.

História

A história refere que a descoberta de Cabo Verde se deu no século XV, mais precisamente em 1460. A colonização portuguesa começou logo após a sua descoberta, sendo as primeiras ilhas a serem povoadas as de Santiago e Fogo. Em Ribeira Grande de Santiago estabelece-se a primeira feitoria que serviu de ponto de escala para os navios portugueses e para o tráfego e comércio de escravos que começava a crescer por essa época. Abolido o tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago para a metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do século XX.
Em 1956 Amílcar Cabral, Aristides Pereira, Luís Cabral, entre outros jovens patriotas da hoje Guiné-Bissau e Cabo Verde, fundaram o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), que surgiu no contexto do movimento libertador africano que ganhava força depois da Segunda Guerra Mundial.
A 19 de Dezembro de 1974 foi assinado um acordo entre o PAIGC e Portugal, instaurando-se um governo de transição em Cabo Verde, Governo esse que preparou as eleições para uma Assembleia Nacional Popular. A 5 de Julho de 1975 proclamou-se a independência do país, considerado, na altura, por muitos, como um país inviável, devido às suas próprias fragilidades.
Em 1991, o país conheceu uma viragem na vida política nacional, tendo realizado as primeiras eleições multipartidárias, instituindo uma democracia parlamentar.

Como chegar?

A linha aérea nacional de Cabo Verde é TACV Cabo Verde Airlines, mas a Cabo Verde chegam regularmente voos da Thomson Fly; TAP Air Portugal; TUI Fly Nordic; HAPAG Lloyd; NEOS; JETFAIR Fly; Travel Service; XL Airways; SATA Internacional; TAAG Angola Airlines; LIVINGSTON; AIR Mediterranée.

Vistos

Este tipo de visto é para todos os estrangeiros que entram em Cabo Verde, para fins de turismo ou de negócios, excepto os cidadão dos países que fazem parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O visto é válido por um período de três (3) meses. Este visto pode ser providenciado pelas agências de viagens no momento em que for fazer a sua reserva ou nas embaixadas/ consulados de Cabo Verde no exterior.
Existe também a possibilidade de obter visto à chegada no país, mediante o pagamento de 25 EUROS.
Para mais informações referentes à documentação exigida para pedido de visto, contacte uma das representações diplomáticas de Cabo verde no seu país de origem ou sua Agência de Viagem e Turismo.

Clima

O arquipélago de Cabo Verde está localizado na zona sub-saheliana, com um clima árido ou semi-árido.
A temperatura média anual do ar é sensivelmente de 25º, sendo que as amplitudes térmicas são de fraca expressão. O sol é uma constante, durante todo o ano. As estações do ano são fundamentalmente duas: "as-águas" e "as-secas" ou "tempo das brisas".

A estação chuvosa, de Agosto a Outubro, é muito irregular e geralmente com fraca pluviosidade, em especial nas ilhas de São Vicente e Sal, onde tem havido vários anos seguidos sem chuva. As ilhas mais acidentadas, como Santo Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade.
A estação mais seca, de Dezembro a Julho, é caracterizada por ventos constantes. A chamada "bruma seca", trazida pelo vento harmatão das areias do Saara, chega a provocar a interrupção dos serviços nos aeroportos.

Moeda

O Escudo Cabo-verdiano é a moeda oficial de Cabo Verde. Esta é indexada ao Euro.
1 ECV = 0,00907 €
1 ECV = 0,01184 USD
1 ECV = 0,02537 R$

Feriados

1 de Janeiro – Ano Novo
13 de Janeiro – Dia da Democracia
20 de Janeiro – Dia dos Heróis Nacionais
1 de Maio – Dia do Trabalho
19 de Maio – Dia do Município da Praia
1 de Junho – Dia Internacional da Criança
5 de Julho – Dia da Independência
15 de Agosto – Dia da Padroeira Nacional (N.ª Sra. das Graças)
1 de Novembro – Dia de todos os Santos
25 de Dezembro – Natal

Indicativos

O código internacional de ligação para Cabo Verde é 00238.
Hospital: 130
Bombeiros: 131
Policia: 132


Saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de prevenção recomendada é baixa.
Não é necessário vacina contra Febre-amarela, no entanto, é exigido a apresentação à chegada ao país do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre-amarela para viajantes de mais de 1 ano de idade provenientes de países onde há risco de transmissão da Febre-amarela (África e América do Sul).
De Agosto a Novembro, recomenda-se o uso de repelentes. Recomendado medicamento preventivo para diarreias.
No site da OMS encontrará todas as informações destinadas aos viajantes para cada Estado membro da OMS.

 

Acompanhe Online

Organizações Parceiras

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.