Informação Útil


Geografia

Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente.
O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda.
O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia.
Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os Verões são quentes e secos, os Invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1 000 e os 2 000 metros.
As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano. A maioria dos rios de Angola nasce no planalto do Bié, os principais são: o Kwanza, o Cuango, o Cuando, o Cubango e o Cunene.


História

O navegador português Diogo Cão, aquando da sua chegada às costas de Angola em 1482, encontrou já um reino estruturado – O Reino do Congo, formado pelos povos Bantu, vindos essencialmente do Norte.
Foi então estabelecida uma relação cordial entre os portugueses e os soberanos do Reino com intensas trocas comerciais. Mas essa relação cordial foi quebrada quando Paulo Dias de Novais iniciou a ocupação e administração direta da orla marítima através do estabelecimento de várias capitanias.
Paralelamente inicia-se o tráfico de escravos para o Brasil até ao século XIX quando foi abolida a escravatura.
Angola é um jovem país que conquistou a sua independência em 1975 após mais de 500 anos de colonização portuguesa. A 4 de Fevereiro de 1960 dá-se o início da luta armada de libertação (com destaque para três partidos armados – MPLA, FNLA e UNITA).
A 11 de Novembro de 1975 é proclamada a independência de Angola pelo Dr. António Agostinho Neto. Não foi ainda, no entanto, nessa altura que Angola alcançou a tão ansiada paz.
Os principais partidos armados envolveram-se numa guerra pelo poder que se prolongou por longos anos. Conquistada a paz, Angola encontra-se neste momento num dinâmico processo de reconstrução nacional. Todos os sectores da economia angolana, assim como as infra-estruturas têm sido alvo de esforços de revitalização.


Aeroportos Internacionais
Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro – Luanda;


Vistos

É necessário um Visto emitido pelo Consulado de Angola no país de origem.
Desde Setembro de 2011 existe um Protocolo celebrado entre Portugal e Angola que estabelece um regime especial para os vistos ordinários.
Para informações atualizadas consulte: www.consuladogeral-angola.pt.


Clima

Angola, apesar de se localizar numa zona tropical, tem um clima que não é caracterizado para essa região, devido à convergência de três factores:
• A Corrente de Benguela, fria, ao longo da parte sul da costa;
• O relevo no interior;
• Influência do Deserto do Namibe, a sudeste.
Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações: a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica e com temperaturas mais baixas.
Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul e dos 800 mm para os 50 mm, com temperaturas médias anuais acima dos 23 °C, a zona do interior pode ser dividida em três áreas:
• Norte, com grande pluviosidade e temperaturas altas;
• Planalto Central, com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19 °C;
• Sul, com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do Deserto do Kalahari e à influência de massas de ar tropical.


Moeda

1 Kwanza = 0,00784 €
1 kwanza = 0,01037 USD
1 kwanza = 0,02215 R$
Feriados
1 de Janeiro – Ano Novo
25 de Janeiro – Dia da Cidade de Luanda
4 de Fevereiro – Dia Nacional do Esforço Armado
8 de Março – Dia Internacional da Mulher
4 de Abril – Dia da Paz
1 de Maio – Dia do Trabalho
25 de Maio – Dia de África
17 de Setembro – Fundador da Nação e Dia dos Heróis Nacionais
2 de Novembro – Dia de finados
11 de Novembro – Dia da Independência
25 de Dezembro – Natal

Indicativos:

(00 244) ou (+244)
Polícia: 113
Bombeiros: 115


Saúde

É necessária a vacina contra a febre-amarela, prevenção contra a malária e cuidado no consumo de água e alimentos crus.
A água tem uma qualidade razoável, mas deve ser consumida fervida, filtrada ou esterilizada.
Existem hospitais e clínicas bem equipadas, bem como farmácias em todas as províncias.
 

Acompanhe Online

Organizações Parceiras

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.