O lançamento mundial do Programa de Fomento à Produção e Difusão de Conteúdos Audiovisuais (Programa CPLP Audiovisual) vai acontecer no próximo dia 23 de julho, em Díli. Este evento decorre no edifício da Representação da CPLP em Timor-Leste, inaugurado neste dia 23 de julho.
Com coordenação executiva da CPLP, do Instituto do Cinema de Portugal (ICA) e da Secretário dos Audiovisuais (SAV) do Ministério da Cultura do Brasil, o Programa CPLP Audiovisual baseia-se em três linhas de ação:
- II Programa de Fomento à Produção e à Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV CPLP II) – Prioriza sistemas de ações de capacitação, co-produção e teledifusão de documentários a partir de um modelo de operação em rede. Cada país participante co-produz um documentário nacional e as respectivas emissoras públicas de televisão promovem a teledifusão da série de documentários nacionais. Serão lançados concursos nacionais para a selecção de nove projetos inéditos de documentários de 52 minutos, com orçamento de 50 mil euros cada;
- I Programa de Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FICTV CPLP) – Esta primeira edição tem duas linhas de acção: Serão lançados concursos nacionais para a Produção de telefilmes de ficção de 52 minutos, baseados em projetos inéditos de adaptação de obra literária nacional, em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, com orçamento de 150 mil euros cada. Serão lançados concursos nacionais para o Desenvolvimento de telefilmes de ficção, de 52 minutos, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com orçamento de 40 mil euros cada e baseados em projetos inéditos de adaptação de obra literária nacional;
- I Programa de Intercâmbio de Teledifusão de Documentários (NOSSA LÍNGUA) - Englobando a partilha não comercial de conteúdos, fará a selecção de documentários não inéditos em cada um dos países integrantes da Rede CPLP Audiovisual. A série de documentários identificados será exibida pelas emissoras públicas de televisão em cada um dos Estados-membros da CPLP. O orçamento ascende a 240 mil euros, destinados a custear a legendagem e remasterização.
Os Polos Nacionais da Rede do Programa CPLP Audiovisual são:
Angola: IACAM, Ministério da Cultura, Ministério da Comunicação Social e Televisão Pública de Angola;
Brasil: Secretaria do Audiovisual e EBC;
Cabo Verde: Ministério da Cultura, Rádio Televisão de Cabo Verde;
Guiné-Bissau: Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual e Televisão Guiné-Bissau;
Guiné Equatorial: Ministério da Cultura e Turismo e RTVGE;
Moçambique: INAC e Televisão de Moçambique;
Portugal: ICA e Rádio e Televisão de Portugal;
São Tomé e Príncipe: Direção Geral de Cultura e Televisão São-tomense;
Timor-Leste: Secretaria de Estado do Turismo, Arte e Cultura e Radio Televisão de Timor-Leste.
O Programa CPLP Audiovisual conta com um orçamento de cerca de três milhões de euros e ambiciona contribuir para o intercâmbio cultural, para o aumento do conhecimento mútuo e para a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos países da CPLP. O Programa CPLP Audiovisual espelha os seus objetivos no Plano Estratégico e Plano de Ação para Cooperação Multilateral na Cultura, aprovado pela Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, realizada em 2014, em Maputo, Moçambique. Nomeadamente, nos eixos estratégicos: Industrias Culturais e Economias Criativas na CPLP; Diversidade de Expressões Culturais na CPLP e; Internacionalização da CPLP no Domínio da Cultura.
Os concursos nacionais DOCTV II e FICTV vão começar a ser lançados a partir de agosto de 2015.
Acompanhe em
pav.cplp.org