Exposição «20 anos:O Futuro Aposta na CPLP»

A exposição “20 Anos: O Futuro aposta na CPLP” tem por objectivo oferecer uma imagem actual da CPLP, na sua diversidade cultural, histórica e política. Apresenta também, de forma sintética a essência do projecto da CPLP ao serviço dos seus povos, pela obra realizada e pela aposta partilhada para os caminhos do Futuro.

 

Idealizada para utilização em contexto pedagógico, trata-se de um material que estará ao alcance dos educadores e pode ser utilizado de maneira interdisciplinar junto com as escola e com as comunidades. Naturalmente, também vai estar disponível para instituições diversas, que tenham o interesse em montar a exposição em seus espaços e celebrar coletivamente o vigésimo aniversário da CPLP.

 

O conjunto dos painéis que constituem a exposição, está organizado por módulos que pretendem representar a diversidade dos países da CPLP, diversidade que aqui também é celebrada, comemorada como expressão da sua relevância a nível mundial. A exposição disponibiliza também conteúdos áudio e vídeo facilmente acessíveis aos seus utilizadores através da Internet.

 

A exposição fica disponível em formato digital para sua livre utilização sem fins lucrativos, podendo ser adaptada pelas escolas e demais instituições na forma que melhor possa servir a sua dimensão pedagógica, de conhecimento e de partilha. Para tal foi elaborado um documento de orientação destinado aos docentes, propondo uma abordagem pedagógica interdisciplinar pelo qual se poe em relevo o caráter multidisciplinar do conteúdo da exposição.

 

A exposição “20 Anos: O Futuro aposta na CPLP” resulta de uma parceria entre a CPLP e a ULHT (Departamento de Museologia) a qual se orgulha de ter sido primeira universidade portuguesa a ser reconhecida com o estatuto de Observador Consultivo, por ocasião da VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo , em 2006, em Bissau. Esta mostra institucional foi inaugurada na sessão solene de celebração do dia 5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP, que realizou-se no dia 9 de maio de 2017, na sede da Organização, em Lisboa. O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

Todo o material alusivo à exposição pode ser descarregado através das hiperligações infra e as impressões podem ser em vários tamanhos, em modelos coloridos ou simples. São oferecidas duas versões em três formatos: sendo idênticas em conteúdo, permitem a seleção da versão mais adequada às disponibilidades para impressão. A exposição poderá ser impressa e exposta ou distribuída, em suporte papel, PVC ou outros.

 

8 Módulos temáticos

Uma instituição solidária - Lugares que habito e me habitam - Narrativas temporais - Viagens à Natureza - Olhares e gestos - Memórias acesas - As nossas línguas - Os sons da Língua.

 

Exposição «20 Anos: O Futuro aposta na CPLP»

 

Videos acessíveis por por meio de Leitor de QR.

 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.