2019 - Ano da CPLP para a Juventude

 

A Cerimónia de Abertura do “Ano da CPLP para a Juventude” realizou-se no dia 30 de janeiro de 2019, na Sala do Senado da Assembleia da República de Portugal.

Em 2019, vai ficar realçada a relevância desta temática para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o alinhamento do tema com a agenda da cooperação da CPLP, com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na cerimónia, foi apresentado o plano de atividades para o ano de 2019, que tem como referência a Visão Estratégica da CPLP 2016-2026 e o Plano de Ação para a Juventude 2018-2022.

O “Ano da CPLP para a Juventude” pretende fortalecer a participação efetiva dos jovens da Comunidade no planeamento, na implementação, na monitorização e na avaliação das políticas de desenvolvimento na CPLP, designadamente no quadro da realização bem-sucedida dos ODS.

Considerando a necessidade de criação de sinergias e a convergência de programas de juventude entre o espaço da CPLP e o espaço ibero-americano, o Ano deve contribuir para acelerar a cooperação em curso entre a Secretaria Geral da Conferência dos Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP e o Organismo Internacional da Juventude para a Ibero-América (OIJ).

Recordemo-nos que, no âmbito da XXIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Santa Maria, a 16 de julho de 2018, foi adotada a Resolução sobre a Importância da Juventude para o Futuro da CPLP. Consequentemente, a Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, por ocasião da sua XI Reunião, realizada em São Tomé e Príncipe, a 20 de julho de 2018, deliberou no sentido de declarar o ano de 2019 como o Ano da CPLP para a Juventude. Esta decisão vem reforçar o potencial transversal das políticas de juventude no plano nacional, comunitário e internacional, instando todos os Estados-Membros da CPLP a associarem-se ao cumprimento do Plano de Ação para a Juventude da CPLP, bem como às demais atividades a promover pelo Secretariado Executivo da CPLP e pelo Fórum da Juventude da CPLP.
 

Mais informação

Declaração final da XI Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP

Plano de Ação para a Juventude 2018-2022

Operacionalização do Plano de Ação para a Juventude 2018-2020

Cronograma do Plano de Ação para a Juventude 2018-2022

Resolução sobre a Importância da Juventude para o Futuro da CPLP [XXIII Conselho de Ministros da CPLP]

Plano de Atividades - "2019 - Ano da CPLP para a Juventude"

 

Vídeo evocativo

 

Cerimónia de Abertura

 

Áudio

Sessão de abertura

Sessão de encerramento

 

Fotografias

19.01. Cerimónia de abertura do “2019 - Ano da CPLP para a Juventude”

 

Vídeo

 

 

Momento de Encerramento

 

Vídeo

 

 

Fotografias

20.01. Encerramento do “2019 - Ano da CPLP para a Juventude”

 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.