«Momento CPLP» em São Tomé e Príncipe - 2009

 

 

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, a CPLP apoia o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) na realização de uma escola de física e astrofísica moderna em português – “O que sabemos do Universo?”, na cidade de São Tomé.

Esta acção destina-se a estudantes de São Tomé e Príncipe e professores dos vários países da CPLP. A escola é motivada pela comemoração dos 90 anos de observações fundamentais para a física moderna, realizadas simultaneamente na Ilha do Príncipe e no Ceará, no Brasil. Reúne investigadores e professores dos vários Estados-membros da CPLP para a troca de conhecimentos sobre o que se faz em matéria de investigação e de educação em Física.

A este momento CPLP, associa-se ainda a Fundação Mário Soares ao organizar a exposição “A Luz desviada pelo Sol”. Esta exposição pretende dar a conhecer a expedição de 1919 à Ilha do Príncipe e à cidade de Sobral, Ceará, e introduzir a temática da física e astrofísica modernas aos estudantes, professores e público em geral de São Tomé e Príncipe e de outros países da CPLP. Esta exposição, apresentada em língua portuguesa, visa incrementar e adensar as relações culturais entre os países da CPLP, criando igualmente espaços de aquisição de conhecimento. Prevê-se que, após terminada a exposição em São Tomé, a mostra esteja em seguida patente na Ilha do Príncipe.

O Momento CPLP em São Tomé é ainda marcado pelo 6º Encontro de Fundações, subordinado ao tema «A valorização do factor humano nos processos de desenvolvimento», que pretende debater estratégias de cooperação para o Desenvolvimento nos sectores da Educação e da Saúde no espaço da Comunidade.

A CPLP vai dedicar ainda um momento à divulgação em São Tomé e Príncipe do III Fórum da Aliança das Civilizações que terá lugar no Rio de Janeiro, em 2010. A esta actividade, junta-se o Simpósio CPLP sobre Oportunidades dedicado a “Oportunidades de formação para jovens São-tomenses” e “Oportunidades de Negócios e Investimento em São Tomé e Príncipe”.

É, sem dúvida, um programa recheado que não poderia deixar de registar as presenças de alguns parceiros da CPLP: a Universidade Lusófona, a Universidade Aberta e o Instituto Politécnico da Guarda que vão estar presentes com stands de divulgação de oportunidades. 

O Momento CPLP será ainda animado por momentos culturais, entre os quais se destaca a homenagem à escritora Alda Espírito Santo.

Esta quinzena de ciência e cultura em São Tomé e Príncipe tem o Apoio da Caixa Geral de Depósitos e da RTP África e conta com a STP Airways como Transportadora Oficial.

 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.