A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, recebeu uma delegação da Fundação Calouste Gulbenkian, composta pelo professor doutor Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da fundação, Hermínia Cabral, diretora do Programa Gulbenkian Ajuda ao Desenvolvimento, e Maria Helena Borges, diretora-adjunta do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, no dia 24 de janeiro, na sede da Organização.
Na reunião, apresentaram cumprimentos à nova Secretária Executiva e discutiram o Plano de Trabalho da Comissão Temática da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP, coordenada pela Fundação Gulbenkian.
A instituição apresentou projetos que tem vindo a desenvolver com os Estados membros que compõem a Comunidade, nomeadamente, nas áreas da Língua Portuguesa e Cultura, manifestando interesse num reforço na relação com o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), contribuindo para a difusão do idioma comum.
Referiram inclusive parcerias estabelecidas para o desenvolvimento na saúde, investigação em saúde, artes, educação, com a criação de programas de bolsas e doutoramentos destinadas aos estudantes da CPLP e programas de doutoramentos com as universidades dos Estados membros.
A fundação detém o estatuto de Observador Consultivo da CPLP desde a VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Bissau, no dia 17 de julho de 2006.