Notícia

05/04/2010
I Fórum Lusófono de Comunicações Voltar atrás
Memorando

A Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL - CPLP) organiza o I Fórum Lusófono de Comunicações a 30 de Abril próximo, em Brasília, subordinado ao tema “O futuro e o mercado das telecomunicações lusófonas”.

Em Outubro de 2008, as Autoridades Reguladoras Nacionais (ARN) das comunicações e telecomunicações de Angola (Instituto Angolano das Comunicações - INACOM), Brasil (Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL), Cabo Verde (Agência Nacional das Comunicações - ANAC), Guiné-Bissau (Instituto das Comunicações da Guiné-Bissau - ICGB), Moçambique (Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique - INCM), Portugal (Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM), São Tomé e Príncipe (Autoridade Geral de Regulação - AGER) e Timor-Leste (Autoridade Reguladora das Comunicações – ARCOM), criaram a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP).

Beneficiando do facto de agregar num mesmo fórum todos os reguladores do espaço lusófono, a ARCTEL pretende, através da troca de informação e da partilha de experiências, ser um estímulo à inovação e ao desenvolvimento das comunicações nos mercados dos países de expressão portuguesa.

Contudo, para efectivar estes objectivos é necessário alargar a discussão e a participação a todos os “stakeholders” do sector, para que os desafios trazidos pela liberalização e crescente abertura dos mercados permitam que os utilizadores obtenham o máximo de benefício em termos de escolha, preço e qualidade.

É neste quadro que a ARCTEL decidiu lançar o Fórum Lusófono das Comunicações, um espaço que se pretende aberto, participativo e, acima de tudo, construtivo e gerador de sinergias que permitam trazer amplos benefícios ao nosso sector.

A sua primeira edição realizar-se-á em Brasília, no próximo dia 30 de Abril e contará com a participação de todos os órgãos reguladores e diversas empresas do sector do espaço CPLP, desde operadores a prestadores de serviços e outras entidades, como sejam Associações Empresariais, Universidades e Centros Tecnológicos.

O modelo escolhido para este primeiro fórum assenta numa Conferência a qual terá os seguintes painéis:
I. Painel da manhã:

• O Futuro das Telecomunicações - Convergência Sectorial e Funcional: Que caminho?
II. Painel da tarde:

• O Mercado das Telecomunicações Lusófonas:

o Apresentação ARCTEL sobre o mercado no espaço CPLP;

o Mesa redonda com os Presidentes dos Conselhos de Administração dos Órgãos Reguladores e Operadores de telecomunicações.

Esta será certamente uma excelente oportunidade para diversos agentes do Sector reflectirem e partilharem temas relacionados com o mercado das comunicações lusófonas.

Mais informações em http://www.arctel-cplp.org
Publicado a 5/4/2010
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.