Notícia

23/07/2010
Comemorações do XIV Aniversário da CPLP em Lisboa Voltar atrás
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada a 17 de Julho de 1996, em Lisboa, por sete Estados: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, com a independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo Estado-membro da CPLP.

Os laços entre os povos que habitam os territórios que integram hoje a CPLP são muito antigos e foram tecidos pela língua portuguesa ao longo de mais de cinco séculos de história.

Inicialmente uma língua de navegadores, mercadores e missionários, hoje língua oficial dos oito Estados-membros da Comunidade, o Português é actualmente o património comum de cerca de 240 milhões de pessoas no mundo, a quinta mais falada no mundo.

Alicerçada nos laços históricos e de fraternidade, a CPLP definiu como objectivos gerais a concertação político-diplomática entre os seus Estados-membros, nomeadamente, para o reforço da sua presença no cenário internacional; a cooperação político-diplomática entre os seus Estados-membros, nomeadamente, para o reforço da sua presença no cenário internacional e da cooperação em todos os domínios; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Passados 14 anos de existência, a CPLP tem procurado estruturar-se adequadamente para reflectir a vontade política dos Estados-membros e as aspirações e expectativas dos seus cidadãos.

A Organização tem progredido no sentido de uma adaptação evolutiva das suas estruturas.

A vitalidade da CPLP reflecte-se na defesa da Democracia e no elevado número de medidas conjuntas que os Estados-membros têm adoptado para harmonizar politicas, activar procedimentos comuns e cooperar em domínios tão importantes como a Justiça, a Educação, as Forças Armadas, Ambiente e Migrações, entre outros, como a acção Cultural, que vamos celebrar no próximo dia 25 de Julho, pelas 16h30 na Praça da Figueira, em Lisboa.
 

O espectáculo cultural comemorativo do XIV aniversário da CPLP vai contar com a presença de grupos musicais representativos dos Estados-membros, destacando-se Bonga, Toque de Classe, EDDU, Ancha, Akunamatata e Bei Gua. O grupo de Bissau, Super Mama Djombo, actuará em Lisboa e conta com o patrocínio do Secretariado Executivo da CPLP.
 
Publicado a 23/7/2010
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe

 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.