Notícia

13/10/2015
CPLP participa no Comité de Segurança Alimentar Mundial Voltar atrás
CPLP participa no Comité de Segurança Alimentar Mundial
Nota Informativa - Os avanços verificados na Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ESAN-CPLP) foram apresentados a 13 de outubro à 42ª Sessão do Comité de Segurança Alimentar Mundial (CSA), a decorrer na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma.

Na ocasião, em representação de Timor-Leste e da Presidência em exercício da CPLP, o ministro timorense de Estado, Coordenador dos Assuntos Económicos, Estanislau da Silva, anunciou ainda a realização de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP), prevista para decorrer entre 21 e 26 de novembro de 2015, em Díli. Em representação do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, esteve presente o Diretor de Cooperação, Manuel Clarote Lapão. 

A CPLP está a melhorar a Segurança Alimentar e Nutricional através do “reforço da coordenação sectorial e da participação social. Cinco dos nove países da CPLP já estabeleceram conselhos nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional . Timor-Leste é um deles. Outros estão se movendo na mesma direção”, afirmou o ministro Estanislau da Silva, adiantando também que a promoção dos pequenos agricultores é “fundamental para melhorar a Segurança Alimentar e Nutricional em todos os nossos países”.

A anteceder a apresentação pelo ministro Estanislau da Silva ao 42º CSA, realizou-se um encontro entre os Representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste junto à FAO, as delegações enviadas pelos Estados-membros da CPLP a esta sessão e o Secretariado Executivo da Comunidade. O debate propiciou um ponto de situação da implementação da ESAN-CPLP, nomeadamente, constataram-se os avanços verificados em termos de mecanismos de governança do CONSAN-CPLP.

No âmbito da reunião extraordinária do CONSAN-CPLP agendada para novembro em Timor-Leste, o Secretariado Executivo da CPLP tem efectuado articulações com a presidência em exercício do CONSAN-CPLP, com os Estados-membros da CPLP por intermédio dos representantes no Secretariado Técnico da ESAN-CPLP, com a FAO, com os mecanismos de facilitação de participação da Sociedade Civil e das universidades no CONSAN-CPLP, com a Confederação Empresarial da CPLP, com a Câmara Agrícola Lusófona e com o grupo técnico de agricultura familiar, entre outras entidades.

No dia 14 de outubro, o Diretor de Cooperação da CPLP vai reunir com a FAO para avaliar a implementação do programa de cooperação técnica (TCP), estando prevista, ainda, a definição de atividades futuras. Com uma contribuição total de 500 mil dólares, o TCP FAO/ CPLP pretende apoiar a Organização, os seus governos, parlamentos e atores não-governamentais na implementação da ESAN-CPLP, aprovada em 2012.

Recordemo-nos que, na 37ª Sessão CSA, no dia 18 de Outubro de 2011, o Secretario de Estado da Agricultura de Angola, José Amaro Tati, em representação da presidência pro tempore da CPLP, e o Secretário Executivo da CPLP, na altura, Domingos Simões Pereira, apresentaram a ESAN-CPLP no ponto dedicado às iniciativas globais e regionais.

O 42º CSA decorre entre 12 e 15 de outubro de 2015, em Roma, sob o lema “Fazer a Diferença na Segurança Alimentar e Nutricional". O CSA é um fórum intergovernamental para a revisão e o acompanhamento das políticas mundiais nesta matéria.

Mais informações:


Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP


42ª Sessão do Comité de Segurança Alimentar Mundial 
Publicado a 13/10/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.