Notícia

02/02/2000
I Reunião de Ministros da Igualdade de Género Voltar atrás

A resolução de 16 de Julho de 2000 da Cimeira de Maputo aborda, pela primeira vez, a importância da transversalidade das políticas de género em toda a acção da CPLP. Após a adopção desta Resolução, decorreu em Lisboa a I Conferência Ministerial de responsáveis pela área da igualdade de Género, da qual resultou uma Declaração Final que insta os Estados-membros a cooperarem neste domínio.

No ano de 2008, decorreu a I Reunião Ministerial de políticas para mulheres e VIH/SIDA, no Rio de Janeiro, a qual desenvolveu o cruzamento entre Saúde e Igualdade de Género.

No passado mês de Março, decorreu em Lisboa a III Congresso CPLP VIH /SIDA. Este congresso integrou na sua Declaração Final a perspectiva de género salientando a feminização do VIH/SIDA. No Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) foi reforçada a importância concedida ao VIH /SIDA.

A temática da violência de género assumiu particular destaque na agenda política das principais organizações internacionais, nomeadamente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas com a adopção da Resolução 1325. Os países da CPLP têm demonstrado empenho político na eliminação de todas as formas de violência, sendo este um espaço privilegiado para o desenvolvimento de objectivos e politicas de promoção da paz.

Nesta sequência, a Conferência tem como tema “Género, Saúde e violência” e visa dar uma maior visibilidade e operacionalidade às políticas de igualdade de género na construção da CPLP.
 

Mais informação

Nota de imprensa

 

Publicado a 2/2/2000
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.