Notícia

12/09/2016
CPLP integra Rede de Boas Práticas Voltar atrás
CPLP integra Rede de Boas Práticas
Nota informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) integra a Rede Comum do Conhecimento graças ao projeto “Vocalização de Conteúdos do Portal da CPLP”, distinguido como uma boa prática.

 

A vocalização de conteúdos do portal da CPLP está disponível desde o dia 30 de novembro de 2015, sob a responsabilidade da ReadSpeaker, consiste num serviço de Application Service Provider, que permite conversão instantânea de conteúdos de texto online dos sítios Web através de uma voz gerada por computador.

 

Este serviço é um contributo para alcançar sociedades digitais verdadeiramente inclusivas. As notícias publicadas passam a estar acessíveis a pessoas portadoras de necessidades especiais com capacidade de usar a Web, disponibilizando serviços de vocalização, sobretudo, para todos os utilizadores que têm alguma deficiência ou restrição visual, permitindo ouvir o conteúdo, em vez de ler.

 

Esta política de fomento da inclusão digital no Portal da CPLP consubstancia uma atividade inserida no Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2014-2020), promovendo através de tecnologias de informação e comunicação (TIC) o acesso áudio a notícias da CPLP a «pessoas com dificuldade na leitura; disléxicos; com visão reduzida; seniores; língua materna diferente; em multitarefa e utilizadores de redes móveis».

 

Mais informação

Rede Comum de Conhecimento

Publicado a 12/9/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.