O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) recebeu com imensa consternação a infausta notícia do falecimento de Anne Begenat-Neuschäfer, professora de filologia românica na Universidade Técnica de Aachen e Vice-presidente da Sociedade Alemã para os Estados Africanos de Língua Portuguesa (Deutsche Gesellschaft für die Afrikanischen Staaten Portugiesischer Sprache – DASP), no passado dia 3 de março de 2017.
Trata-se de “uma grande perda para a DASP, para a Alemanha e, também, para o mundo das línguas e literaturas românicas, o qual fica agora empobrecido sem as investigações e publicações da Professora Doutora Anne Begenat-Neuschäfer”, realçou a Diretora-geral da CPLP, Georgina Benrós de Mello.
“Queremos, por isso, exprimir os sentimentos de pesar e de solidariedade para com a dor da família, da DASP e de todos os amigos por tão inestimável perda”, afirmou Georgina Benrós de Mello.
A DASP, com sede na Universidade Técnica de Aachen (RWTH), assumiu um compromisso em prol do intercâmbio científico e cultural. Desde a sua formação, em 1984, a DASP realiza eventos e edita publicações científicas, entre outras iniciativas, tendo contado com os esforços de Anne Begenat-Neuschäfer para erguer estas actividades, com destaque para o XI Congresso dos Lusitanistas na Alemanha, e para manutenção das aulas de língua portuguesa na Universidade Técnica de Aachen.
A DASP obteve o estatuto de Observador Consultivo da CPLP na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 2016, em Brasília.