Notícia

04/10/2017
CPLP reúne à margem do 44º Comité Mundial de Segurança Alimentar Voltar atrás
CPLP reúne à margem do 44º Comité Mundial de Segurança Alimentar
Nota Informativa

As delegações dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se à margem da 44ª Sessão do Comité Mundial de Segurança Alimentar, no dia 10 de outubro, em Roma.

 

Nesta ocasião, vai ser debatida a criação do Grupo de Trabalho em Nutrição e Sistemas Alimentares, com o objectivo de desenvolver processos de cooperação e sinergia entre os Estados membros da CPLP para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada, posicionando a nutrição de forma central nos processos de produção, abastecimento e comercialização de alimentos. Os termos de referência deste Grupo de Trabalho serão apresentados por um representante do Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil, país que assume a Presidência pro tempore da CPLP.

 

Para além deste debate,  o director de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, vai apresentar os resultados da II Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP), decorrida em junho de 2017. Sobre esta matéria, a XXII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida em julho de 2017, em Brasília, congratulou-se com a adoção pela II Reunião Extraordinária do CONSAN-CPLP do Plano Indicativo de Trabalho para 2017-2018 da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN-CPLP) o qual “consolida linhas de ação mais eficazes para o aumento da segurança alimentar no seio da Comunidade”.

 

Neste encontro entre delegações, estão ainda previstas a apresentação  da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Florestal, por um representante do Ministério português da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e uma intervenção do Chefe do Escritório de Ligação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Francisco Sarmento, versando o futuro da cooperação com a CPLP.

 

Recordemo-nos que, na 37ª do Comité Mundial de Segurança Alimentar, em Outubro de 2011, o Secretario de Estado da Agricultura de Angola, em exercício da presidência pro tempore da CPLP, e o Secretário Executivo da CPLP, respectivamente neste período, José Amaro Tati e Domingos Simões Pereira, apresentaram a ESAN-CPLP no ponto dedicado às iniciativas globais e regionais. Na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2016, em Brasília, foi sublinhado que nas actividades da Comunidade estão presentes “as metas e compromissos internacionalmente identificados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, designadamente a erradicação da fome no mundo e a garantia do acesso a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente de todas as pessoas, particularmente as mais vulneráveis”.

 

A 44ª Sessão do Comité Mundial de Segurança Alimentar decorre entre 9 e 13 de outubro de 2017, na sede da FAO, em Roma, sob o lema “Fazendo a Diferença na Segurança Alimentar e Nutrição”. O Comité Mundial de Segurança Alimentar é um fórum intergovernamental para a revisão e o acompanhamento das políticas mundiais nesta matéria, reportando à Assembleia Geral das Nações Unidas através do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e da Conferência da FAO.

 

Mais Informação

 

Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP

Publicado a 4/10/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.