Notícia

30/03/2018
Secretária Executiva destaca importância do Prémio UNESCO-Guiné Equatorial Voltar atrás
Secretária Executiva destaca importância do Prémio UNESCO-Guiné Equatorial
Nota Informativa

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, esteve presente na cerimónia de entrega do “Prémio Internacional UNESCO-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida - 2017”, a 30 de março de 2018, em Malabo.

 

Maria do Carmo Silveira deslocou-se a este Estado-membro da CPLP a convite do Presidente da República, Obiang Nguema Mbasogo. Entre inúmeras personalidades, tomaram a palavra na cerimónia o Presidente Obiang Nguema Mbasogo, a Diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, o Presidente da República do Gana, Nana Akufo-Addo, o ministro equato-guineense da Educação e a presidente do municipio de Malabo, para além dos galardoados.

 

Sobre este evento, a Secretária Executiva realçou que "a investigação cientifica é o grande doador de conhecimentos para a sociedade. É a ferramenta mais útil que a sociedade humana tem para o seu desenvolvimento social, económico e cultural."

 

Por este motivo, Maria do Carmo Silveira sublinhou que "o empenho do governo da Guiné Equatorial em impulsionar a investigação em ciências da vida e a colaboração internacional neste âmbito é louvável e merece o nosso reconhecimento".

 

A Secretária Executiva congratulou o  investigador português premiado, Rui Luís Gonçalves dos Reis, da Universidade do Minho, sendo que "as pesquisas efetuadas são exemplo de inovação e do que pretendemos na CPLP", e felicitou, ainda, o Volcani Center de Israel e o professor argentino Ivan Antonio Izquierdo, "saudando a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, Estado-membro da CPLP, por providenciar as condições para estas pesquisas".

 

A UNESCO, referiu Maria do Carmo Silveira, "merece, igualmente, o nosso reconhecimento enquanto plataforma multilateral de promoção da Ciência, da Educação e da Cultura.  A UNESCO tem dado um efetivo contributo para a Paz, para o desenvolvimento humano e o pluralismo, respeitando a diversidade e promovendo a sociedade do conhecimento."

 

Recordemo-nos que, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em 2016, em Brasília, felicitou a iniciativa da Guiné Equatorial em instituir o Prémio UNESCO em Ciências da Vida e lembrou que, no ano de 2015, foi atribuído a um cidadão de um Estado-membro da CPLP.

 

Mais Informação

 

Prémio Internacional UNESCO-Guiné Equatorial

 

Fotografias

 

 

18.03.Secretária Executiva no Prémio UNESCO-Guiné Equatorial
Publicado a 30/3/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.