Notícia

28/09/2018
Bancos Centrais CPLP com intensa cooperação Voltar atrás
Nota Informativa

Os Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa realizaram uma série de encontros setoriais durante o mês de setembro de 2018.

 

O 6º encontro de emissão e tesouraria realizou-se nos passados dias 25 e 26 de setembro, na cidade da Praia, em Cabo Verde, sob o tema “A função emissão e tesouraria no contexto do actual desenvolvimento do sistema de pagamentos” - o qual implicou uma reflexão sobre a adopção da moeda digital e a coabitação com o numerário.

 

No âmbito da cooperação entre os Bancos Centrais dos Estados-Membros da CPLP, o 5.º Encontro de Supervisão dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa realizou-se em Maputo, entre 19 e 21 de Setembro. Este Encontro envolveu vários tópicos dentro da vasta temática da supervisão, com destaque para: os mecanismos de cooperação no contexto da prevenção ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo; a avaliação de adequação do capital no contexto de Basileia III; as Fintech e a segurança cibernética; os bancos correspondentes; modelos de supervisão; e, avaliação da adequação dos membros dos órgãos sociais.

 

Em Díli, a 11 e 12 de setembro, concretizou-se o XVII Encontro de Juristas com o tema central "A evolução de conceitos de sistemas de pagamentos na perspetiva das evoluções recentes".

 

Nestes mesmos dias 11 e 12 de Setembro de 2018, realizou-se, em Benguela, o X Encontro de Estatísticas. O Encontro cobriu temas como: relevância dos indicadores coincidentes de acompanhamento da atividade económica; desenvolvimentos no domínio da conta financeira - novas oportunidades e desafios; experiências e desafios na captação das transações do mercado informal; soluções tecnológicas no processo de recolha, tratamento e publicação de estatísticas; e, o papel das estatísticas na prevenção de riscos e vulnerabilidades do sistema financeiro.

 

Mais Informação

Portal dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

Publicado a 28/9/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.