O guineense Incanha Intumbo tomou posse do cargo de Diretor Executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), eleito para o biénio de 2019/2020, no dia 6 de dezembro de 2018, numa cerimónia realizada na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O acontecimento contou com a intervenção do embaixador Eurico Monteiro, representante da Presidência em exercício da CPLP, de Cabo Verde, na presença da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e dos representantes permanentes dos Estados-membros.
A nomeação do candidato da Guiné-Bissau para o cargo de Diretor Executivo do IILP decorreu no âmbito de um encontro informal dos Chefes de Delegação dos Estados-membros da CPLP à 73ª Sessão da Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 25 de Setembro de 2018, em Nova Iorque, organizado pela presidência pro tempore cabo-verdiana da CPLP.
Incanha Intumbo sucede à Professora Doutora Marisa Guião de Mendonça, nomeada na cimeira da CPLP, em 2014, em Díli, e reconduzida para o segundo mandato na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, em Brasília.
O IILP é a instituição da CPLP que tem como objetivos a planificação e execução de programas de promoção, defesa, enriquecimento e difusão da Língua Portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e o de utilização em fora internacionais.
Áudio - Intervenção do Embaixador Eurico Monteiro
Áudio - Intervenção de Incanha Intumbo
Áudio - Declarações à Comunicação Social de Incanha Intumbo
Fotografias
Vídeo