Notícia

09/12/2019
Lançamento da campanha dos 16 dias de ativismo sobre violência contra mulheres e raparigas em Moçambique Voltar atrás
Lançamento da campanha dos 16 dias de ativismo sobre violência contra mulheres e raparigas em Moçambique
Memorando

As Ministras responsáveis pela Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidas a 6 de novembro de 2019, decidiram aprovar a associação da CPLP à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2008, no âmbito do recém aprovado Plano de Trabalho para o biénio 2019-2021.

Conforme informação da República de Moçambique, "teve lugar no dia 25 de Novembro de 2019, no Distrito de Chonguene, Província de Gaza as Cerimónias Centrais da Campanha dos 16 dias de Activismo contra a violência praticada contra Mulheres e Raparigas com o lema: PINTE O MUNDO DE LARANJA: FAÇA PARTE DA GERAÇÃO DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL.

Falando na cerimónia de lançamento da campanha a Ministra do Género Criança e Acção Social Cidália Chauque Oliveira de Moçambique disse que o Governo vai prosseguir com as acções de combate a violência e abuso sexual contra a mulher,rapariga e a baseada no género.

A título de exemplo neste presente Quinquênio o Governo aprovou a Política de Género e Estratégia da sua implementação, Plano Nacional para o Avanço da Mulheres entre outros instrumentos.

O mesmo evento marcou o início das celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se assinala no próximo dia 3 de Dezembro sob o Lema: Por uma Participação das Pessoas com Deficiência Rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A campanha dos 16 dias de ativismo contra violência contou com o Lançamento Provincial da Iniciativa Spotlight em Gaza e foi dirigido pela Governadora Provincial Stella Pinto Zeca.

Recordar que Spotlight é uma iniciativa visando a eliminar todas as formas de violência contra Mulheres e Raparigas em todo Mundo."


Mais informação

CPLP associa-se aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Ministeriais da Igualdade de Género da CPLP
ONU Mulheres
Portal da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

 

Fotografias
19.11. CPLP associa-se aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

 

Publicado a 9/12/2019
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Apoios

 

Acompanhe

 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.