O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, recebeu as cartas credenciais do Embaixador da Geórgia em Portugal, George Mirtkskhulava, no dia 9 de setembro de 2020, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.
Na missiva dirigida ao Secretário Executivo da CPLP, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, David Zalkaliani, realça que esta acreditação vai “beneficiar a crescente parceria entre a Geórgia e a CPLP”.
A Geórgia detém o estatuto de Observador Associado da CPLP desde a X Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada a 23 de julho de 2014, em Díli, Timor-Leste.
Atualmente, a CPLP atribuiu a categoria de Observador Associado à Geórgia, ao Grão-Ducado de Luxemburgo, à Hungria, ao Japão, ao Principado de Andorra, ao Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, à República da Argentina, à República Checa, à República do Chile, à República Eslovaca, à República Francesa, à República da Ilha Maurícia, à República Italiana, à República da Namíbia, à República Oriental do Uruguai, à República do Senegal, à República da Sérvia, à República da Turquia e à OEI.