Notícia

16/10/2020
Secretário Executivo da CPLP preocupado com crise alimentar Voltar atrás
Secretário Executivo da CPLP preocupado com crise alimentar
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, deixou uma mensagem de evocação do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro de 2020.

 

Esta data assinala, este ano, uma grande preocupação com o agravamento da crise alimentar já sentida nos contextos mais vulneráveis, exponenciada pelo atual contexto mundial de pandemia da Covid-19.

 

A mensagem do Secretário Executivo,  de solidariedade e alerta, faz eco das principais recomendações que têm sido emitidas pelas agências nas Nações Unidas e pelo seu Secretário Geral, que alertam para o facto de a pandemia poder fazer duplicar o número de pessoas que passa fome no mundo.

 

Nesse âmbito, o Secretário Executivo alude ao trabalho realizado pela CPLP, em parceria com a FAO, na promoção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis. 

 

A CPLP tem vindo desde 2011, com a aprovação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN–CPLP), a conceder ao tema uma prioridade política, realizando reuniões do seu Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN – CPLP) - órgão de governação que reúne múltiplos atores -, à margem das Conferências de Chefes de Estado e de Governo.

 

Desde esse ano, a Organização Internacional tem mantido uma participação regular nas reuniões do Comité Mundial de Segurança Alimentar, que reúnem a cada ano por ocasião do Dia Mundial da Alimentação e que constitui palco de debate para absorver orientação para modelos a seguir e como local onde partilhar importantes conquistas realizadas a nível regional no domínio da Segurança Alimentar e Nutrição.

 

Vídeo

 

Mais Informação

Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP 

Publicado a 16/10/2020
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.