A Embaixada de Itália em Lisboa e a Casa Fernando Pessoa vão celebrar o 5 de Maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa com o lançamento do livro “Português Lugar de Escrita – Mulheres na Poesia”.
No dia 5 de maio de 2021, vai ser lançada esta obra digital que reúne poemas de nove escritoras, traduzidos para as línguas oficiais dos Estados com a categoria de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que também aderiram ao projeto: Principado de Andorra; Geórgia; Hungria; República do Chile e República Eslovaca.
Com o objetivo de promover a igualdade de género, a inclusão e o diálogo intercultural, possibilitado pela tradução, foram escolhidas nove poetisas: Amélia Dalomba (Angola), Lu Menezes (Brasil), Dina Salústio (Cabo Verde), Rita Ié (Guiné Bissau), Juliana Mbengono (Guiné Equatorial), Hirondina Joshua (Moçambique), Rosa Oliveira (Portugal), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe) e Cidália da Cruz (Timor-Leste).
A publicação vai estar disponível nos sites da Casa Fernando Pessoa e da Embaixada de Itália e inclui as versões originais, as traduções e as biografias das poetisas.
A XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida em julho de 2018, em Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, aprovou a concessão da categoria de Observador Associado da CPLP à República Italiana.