A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à segunda volta das Eleições Presidenciais em Timor-Leste, marcadas para 19 de abril de 2022, vai estar no terreno entre os dias 13 e 22 de abril.
A MOE-CPLP é chefiada pelo Embaixador José Guerreiro Alves Primo, Embaixador itinerante de Angola e antigo Secretário de Estado da Hotelaria e Turismo de Angola, que chefiou a MOE à primeira volta destas Eleições Presidenciais, e é constituída, à data, por 11 observadores, designados pelos Estados-Membros e funcionários do Secretariado Executivo da CPLP.
Os observadores da CPLP vão testemunhar a fase final da campanha eleitoral, o dia do pleito, a contagem dos votos e o apuramento parcial dos resultados, prevendo-se a permanência na capital, Díli, e o desdobramento em equipas enviadas para outros distritos.
A CPLP tem um longo historial de observação eleitoral em Timor-Leste, tendo estado presente na realização do referendo popular que ditou a autodeterminação do país, em 1999, nas eleições de 2006 e de 2012, legislativas e presidenciais.
(atualizada a 14/04/2022)
Mais Informação
Declaração Preliminar da MOE CPLP às Eleições Presidenciais de Timor-Leste