Notícia

14/04/2023
Livro «Fragilidade dos Estados e os Desafios da (Re)construção e da Cooperação» apresentado na sede da CPLP Voltar atrás
Livro «Fragilidade dos Estados e os Desafios da (Re)construção e da Cooperação» apresentado na sede da CPLP
Nota Informativa

A cerimónia de apresentação do livro «Fragilidade dos Estados e os Desafios da (Re)construção e da Cooperação», da autoria do Embaixador da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho, com a chancela da Nimba Edições, realizou-se no dia 13 de abril de 2023, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

A sessão contou com as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, do Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da CPLP, Artur Silva, do CEO da Nimba Edições, Luís Vicente, e do autor, embaixador Apolinário Mendes de Carvalho. A apresentação esteve a cargo do professor Armindo de Ceita do Espírito Santo.

 

O evento contou, ainda, com momentos musicais de músicos guineenses, Maio Copé e Braima Galissa.

 

«Sinopse:

A (re)construção dos Estados com profundas fragilidades é examinada no quadro da ordem internacional liberal e a luz das contradições e dos dilemas que caracterizam as agendas políticas e securitárias dos atores externos. As contradições e fraquezas das agendas de intervenção externa, particularmente do statebuilding, e o debate sobre o paradigma do Estado para os países com profundas fragilidades merecem atenção. O enfoque é colocado na fragilidade dos Estados em África, argumentando-se que podem ser explicadas, simultaneamente, por fatores endógenos e exógenos, ou seja, pelas dinâmicas internas de poder, construções e experimentações políticas, trajetórias históricas e consequências das intervenções externas que provocaram ou aceleraram a (des)construção e o disfuncionamento das instituições políticas, sociais e económicas. As consequências das intervenções externas sobre o aumento da fragilidade dos Estados merecem particular atenção, num exercício de análise dos impactos das reformas económicas neoliberais e dos efeitos da liberalização política e democratização sobre a estabilidade, segurança e desenvolvimento em África.»

 

Fotografias

23.04. Apresentação do livro «Fragilidade dos Estados e os Desafios da (Re)construção e da Cooperação» na sede da CPLP

 

Vídeo (Intervenções na íntegra)

 

Vídeo

Publicado a 14/4/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.