Notícia

16/05/2023
CPLP envia Missão de Observação às Eleições Parlamentares em Timor-Leste Voltar atrás
CPLP envia Missão de Observação às Eleições Parlamentares em Timor-Leste
Nota Informativa

Em resposta ao convite do Ministro da Administração Estatal de Timor-Leste, Miguel Pereira de Carvalho, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) constituiu uma missão de observação às Eleições Parlamentares em Timor-Leste, marcadas para o dia 21 de maio de 2023.

 

A Missão de Observação (MOE CPLP) é chefiada pelo Embaixador José Marcos Barrica, de Angola, e integra um total de 11 elementos, nomeados pelos Estados-Membros e pelo Secretariado Executivo da Organização Internacional.

 

A MOE CPLP está em Timor-Leste entre os dias 17 e 24 de maio para acompanhar a fase final da campanha eleitoral, o dia das eleições e o apuramento parcial.

 

A MOE CPLP desdobrar-se-á em 5 equipas que cobrirão os municípios de Díli, Baucau, Ermera e Aileu.

 

No terreno, vai articular a sua ação com outras missões de observação eleitoral, nomeadamente com a Missão da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa (ROAJE-CPLP) e, tal como aconteceu nas eleições presidenciais de 2022, com a missão do g7+, organização que detém a categoria de observador associado da CPLP.

 

A MOE CPLP terá encontros com os diversos partidos políticos, com os órgãos de administração e gestão eleitoral, com responsáveis governamentais de Timor-Leste e com os Chefes das Missões diplomáticas dos Estados-Membros.

 

No final da observação, a MOE CPLP apresentará, publicamente, uma declaração preliminar com os resultados da observação realizada.

 

A CPLP detém uma vasta experiência em Missões de Observação eleitoral nos seus Estados-Membros, tendo estado presente em Timor-Leste em diversas outras eleições parlamentares e presidenciais, incluindo no Referendo de 30 de agosto de 1999.

 

No ano passado, a CPLP acompanhou as duas voltas das eleições presidenciais, realizadas a 19 de março e a 19 de abril, respetivamente. 

Publicado a 16/5/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.