DOCTV CPLP I e II

 Noticias

15/11/2008
Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura e Educação <
Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura e Educação
Declaração Final

Os Ministros da Educação e da Cultura, ou os seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe, e Timor-Leste reunidos na cidade de Lisboa, nos dias 14 e 15 de Novembro de 2008:

Recordando os compromissos assumidos na Declaração de Lisboa, aprovada em 25 de Julho de 2008, por ocasião da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, particularmente no que respeita à promoção e divulgação da Língua Portuguesa, expressos no seu ponto 23;

Tendo presentes as Resoluções sobre Circulação de Bens Culturais, sobre o Instituto Internacional de Língua Portuguesa e sobre a Segurança Alimentar, adoptadas na XIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, realizada em Lisboa a 24 de Julho de 2008;

Avaliando o grau de execução das decisões da Declaração da Praia, dos Ministros da Cultura, de Novembro de 2007, e da Declaração de Lisboa, dos Ministros da Educação, de Dezembro de 2005, e verificando que a implementação destas poderia vir a beneficiar de uma maior dinâmica e coesão vectorial por parte de todos os Estados Membros;

Considerando a necessidade de incrementar intercâmbios culturais, de reforçar laços históricos, e de promover iniciativas comuns que valorizem o espaço de expressão linguística comum a que pertencem;

Conscientes de que a educação e valorização dos recursos humanos é um importante factor de desenvolvimento e coesão;

Reconhecendo a importância das culturas que se expressam em Língua Portuguesa, bem como a diversidade linguística e cultural dos países da CPLP;

Reconhecendo ainda o papel relevante que as novas tecnologias de informação e comunicação podem desempenhar na interacção educacional e cultural e o contributo que a sua utilização pode dar à promoção da Comunidade, podendo ser utilizadas como meio facilitador e catalisador dos esforços a empreender com vista à concretização dos objectivos conjuntamente delineados;


DECIDEM:


Para a afirmação, promoção e valorização internacional da Língua Portuguesa

1. Apelar aos Estados Membros que ainda o não fizeram para que ratifiquem os protocolos modificativos e implementem o Acordo Ortográfico e aos que já ratificaram os protocolos modificativos para que estabeleçam no mais curto espaço de tempo uma data comum para implementar a sua utilização nos documentos e publicações oficiais.

2. Apoiar a constituição, com a maior brevidade, de uma comissão, composta por representantes dos Estados Membros e do IILP, para a elaboração de um Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, que inclua igualmente um léxico técnico-científico comum da língua.

3. Afirmar o propósito comum de promover com a maior brevidade um Estudo sobre o valor económico da Língua Portuguesa, para cada um dos Estados Membros, a fim de confirmar o potencial efectivo da nossa língua comum no contexto internacional.

4. Apelar ao empenho de todos os Estados Membros no sentido de promover a utilização da Língua Portuguesa como língua oficial e de trabalho no sistema das Nações Unidas, bem como em outras organizações internacionais, regionais ou agências especializadas.

5. Exortar os Estados Membros para que acelerem a implementação de um Portal das Culturas dos Estados Membros e da Língua Portuguesa, conforme decisões previamente estabelecidas, e se empenhem na expansão e aprofundamento dos processos de digitalização e colocação coordenada, em linha, de documentos em Língua Portuguesa.

6. Mandatar o Secretariado Executivo da CPLP para que apresente ao Conselho de Ministros da CPLP a proposta de instituição de um Dia da Língua Portuguesa

7. Sublinhar as recomendações da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP ao Comité de Concertação Permanente para que proceda à reapreciação e, eventualmente, redefinir a missão do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), no sentido de:
a) Examinar a adequação dos instrumentos jurídicos que regem o funcionamento do IILP e os respectivos recursos financeiros e humanos à missão que lhe seja definida e atribuída;
b) Identificar as medidas necessárias a adoptar pelos Estados Membros para a capaz institucionalização do IILP face a essa redefinição da missão e para o seu funcionamento em rede;
c) Ponderar o papel do IILP, enquanto instrumento fundamental da cooperação, ao nível da CPLP, para o desenvolvimento de uma estratégia de aprofundamento do uso da Língua Portuguesa e de internacionalização da mesma. Neste contexto, importa também que o próprio IILP proceda à sua reavaliação e elabore a sua proposta de plano estratégico para a gestão internacional da Língua Portuguesa.


Para reforço do ensino da Língua e em Língua Portuguesa


8. Afirmar o propósito comum de dinamizar e reforçar a leitura nos seus países mediante a promoção de instrumentos adequados que facilitem o acesso e a utilização do livro, nomeadamente através de Planos Nacionais de Leitura e das tecnologias da informação.

9. Encorajar os Estados Membros a adoptarem medidas fiscais e aduaneiras que facilitem um maior acesso ao livro.

10. Envidar esforços conjuntos e coordenados no sentido de melhorar a eficácia e eficiência dos sistemas educativos dos Estados Membros, nomeadamente nas seguintes áreas:
a) Educação básica e alfabetização;
b) Planos de estudo e equivalências;
c) Recrutamento e selecção de professores;
d) Formação e qualificação de formadores e professores;
e) Ensino técnico-profissional;
f) Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação;
g) Avaliação das aprendizagens, das escolas, agentes e de medidas de política educativa.

11. Empenhar-se, para esse efeito, em:

a) Promover em cada um dos Estados Membros o levantamento dos recursos, necessidades e constrangimentos do ensino da Língua Portuguesa, tendo em vista a definição da estratégia e do planeamento para a cooperação;
b) Reconstituir o Grupo Executivo da Educação, enquanto grupo de trabalho técnico permanente, desenvolvendo as suas actividades em rede, com recurso às tecnologias de informação e comunicação e em coordenação com o Secretariado Executivo da CPLP;
c) Encarregar o Grupo Executivo da Educação de, em coordenação com os Ministérios e instituções competentes, identificar, nas áreas acima referidas, as oportunidades e os instrumentos de cooperação, desde logo nos seguintes domínios:
i) Ensino da língua portuguesa como língua materna, língua segunda e língua estrangeira;
ii) Formas de cooperação e enriquecimento mútuo entre a Língua Portuguesa e as outras línguas nacionais dos Estados Membros;
iii) Ensino da Língua Portuguesa para as comunidades na diáspora;
iv) Formação e capacitação de formadores, designadamente através da utilização da Internet, do audiovisual, do ensino a distância e do
e-learning;
v) Desenvolvimento curricular, em particular do ensino
técnico-profissional;
vi) Harmonização de conteúdos curriculares nas áreas técnica e científica com vista à produção de materiais didácticos;
vii) Desenvolvimento e divulgação de recursos didácticos e pedagógicos no âmbito da CPLP, em geral, e particularmente para utilização das TIC;
viii) Promoção da circulação e intercâmbio de estudantes no espaço da CPLP;
ix) Avaliação das aprendizagens e das escolas;
x) Desenvolvimento do ensino superior a distância por meio de uma Universidade Virtual da CPLP.
d) Mandatar o Grupo Executivo para fazer um balanço e uma avaliação dos projectos em curso e propor a sua continuidade ou interrupção.


Para a cooperação institucional


12. Aprovar o Portfólio de Perfis de Projectos Culturais da CPLP e mandatar o Secretariado Executivo para, em parceria com os Estados Membros, mobilizar os recursos para o financiamento dos projectos contidos no portfólio e a sua implementação. Neste contexto, traduzir os perfis aprovados em projectos, a serem apresentados em Maio de 2009 à Conferência Internacional de Doadores.

13. Assinar os Termos de Adesão à Rede DOCTV e aprovar a implementação e execução, a partir de Janeiro de 2009, do primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV CPLP).

14. Exortar o Secretariado Executivo a trabalhar com os Estados Membros na criação de comissões nacionais para desenvolverem uma TV comum na Internet, a partir da contribuição de todos esses Estados.

15. Acelerar a implementação de um Selo Cultural da CPLP para assegurar a livre circulação de bens culturais entre os Estados Membros e promover a criação de redes de circulação e apoio à internacionalização de artistas e da produção artística dos diversos Estados Membros da CPLP.
Nesse contexto, recomendar à reunião de Ministros das Finanças a concessão do regime de importação temporária com vista à facilitação da circulação de bens culturais produzidos por cidadãos dos Estados Membros no espaço da CPLP.

16. Acelerar a implementação da Feira Cultural da CPLP, cuja realização deverá coincidir com as Reuniões Ordinárias dos Ministros da Cultura, conforme previsto na Declaração da Praia. Nesse sentido, propor a constituição de um grupo de trabalho, em articulação com o Secretariado Executivo da CPLP, com vista a aprofundar o modelo e a tipologia de financiamento da referida Feira.

17. Afirmar o propósito de proceder à criação conjunta de uma colecção que promova amplamente a divulgação de reconhecidos autores de língua portuguesa, envolvendo diversos editores, públicos ou privados.

18. Propor, aproveitando as propostas do Plano de Trabalho Básico do Brasil e a experiência em curso de Cabo Verde, a implementação do Projecto das Olimpíadas de Língua Portuguesa nos demais Estados Membros da CPLP, a partir de 2010.

19. Recomendar ao Conselho de Ministros a apreciação do projecto de resolução sobre o programa Telefood no âmbito da cooperação entre a CPLP e a FAO.

20. Apoiar a iniciativa brasileira de instituir, no Rio de Janeiro, um Centro de Estudos do Património, voltado também para os Estados Membros da CPLP, e manifestar sua intenção comum de apoiar, no âmbito da UNESCO, a aprovação do referido Centro como Instituto de Categoria 2, sob os auspícios da Organização.

21. Avançar com a ideia da criação dos Pontos de Cultura da CPLP, nos Países onde existem comunidades da diáspora dos Estados Membros. Nesse contexto, o Brasil anunciou que irá adoptar as medidas necessárias para a implementação de um projecto-piloto em Timor-Leste.


Feita em Lisboa, aos 15 dias do mês de Novembro de 2008.


[Declaração em .pdf]
Publicado a 15/11/2008
<

 

 

DOCTV CPLP I – 1ª edição

País

Títulos

Realização

Produção

ANGOLA

Nos trilhos Culturais de Angola Contemporânea

Miguel Grangeia

 

BRASIL

Exterior

Maíra Buhler e Matias Mariani

 

CABO VERDE

Eugénio Tavares, Coração Crioulo

Júlio Silvão Tavares

 

GUINÉ-BISSAU

Rio da Verdade

Domingos Sanca

 

MOÇAMBIQUE

Timbila e Marimba Chope

Aldino Languana

 

PORTUGAL

Li ké terra

Filipa Jardim Reis

 

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Tchiloli

Felisberto Branco

 

TIMOR-LESTE

Uma Lulik

Victor de Sousa Pereira

 

MACAU

O Restaurante

Fernando Eloy

 

 

 

Documentos

 Regulamento       Regulamento Angola     
 Dossier de Imprensa      Apresentação 

 

DOCTV CPLP II – 2ª edição

País

Títulos

Realização

Produção

ANGOLA

Do Outro Lado do Mundo

Rui Sérgio

Geração 80 Produções Lda

BRASIL

Por Parte de Pai

Guiomar Ramos

Doctela

CABO VERDE

Canhão de Boca

Ângelo Danilo Ferreira Monteiro Lopes

O2

GUINÉ-BISSAU

Paraíso Ameaçado

Domingos Sanca

Telecine Bissau Produções Lda.

GUINÉ EQUATORIAL

Origens

Pedro  Mba  Ndong  Nseng

Asociación  Cinematográfica  de  Guinea Ecuatorial (ACIGE)

MOÇAMBIQUE

Djambo

Chico Carneiro

Argus

PORTUGAL

A Casa

Rui Simões

Real Ficção

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Motxi d’Obô  -  A Morte da Floresta

Ramusel  Alves  de  Carvalho  da  Graça

GS Produção

TIMOR-LESTE

A Criança Roubada

Lurdes Pires

Dili Film Works

 

 

DOCTV CPLP III – 3ª edição

País

Títulos

Realização

Produção

ANGOLA

Elinga Teatro 1988/2018

Paulo Azevedo

Ingrid Fortez, Catumbila Faztudo

BRASIL

Entre a porta e a rua

Rafael Figueiredo

COOPAS

CABO VERDE

Bidón – Nação Ilhéu

Celeste Fortes

 

GUINÉ-BISSAU

Bijagós, o tesouro sagrado

Domingos Sanca

Procinema SARL

GUINÉ EQUATORIAL

Ritmos de Ida e Volta

Ngolo Letícia Idabe Makuale

16 Novenos Producciones

MOÇAMBIQUE

O Parto

Tânia Machonisse

Blue Art Filmes Lda

PORTUGAL

Viagem aos Makonde de Moçambique

Catarina Alves Costa

Midas Filmes

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

O Estado de Francisca Maia Crioulo de África

Teodora Martins

GS Produções

TIMOR-LESTE

Músicas da Resistência

Francisca Maia

Crocfaek Unipessoal Lda

 

 
Televisões Parceiras

Televisão Pública de Angola  TV Brasil  TV Educativa da Bahia  Radiotelevisão Caboverdiana  Televisão da Guiné-Bissau - ECP  Televisão de Moçambique, E.P.  Rádio e Televisão de Portugal S.A.  Televisão de S. Tomé e Príncipe  Rádio e Televisão de Timor-Leste, E.P.  Teledifusão de Macau S.A.

Mais informações

Instituto do Cinema e do Audiovisual
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.