Momento CPLP em São Tomé 2009


São Tomé e Príncipe está no centro das atenções da CPLP numa quinzena recheada de eventos científicos e culturais, compreendida entre os dias 4 e 18 de Setembro de 2009.  [+ler]

18/09/2009
Declaração Final do 6º Encontro de Fundações <
Declaração Final do 6º Encontro de Fundações
Fundações da CPLP querem novos desafios, inovação e responsabilidade

"O VI Encontro de Fundações da CPLP, que ontem, 17, terminou em São Tomé, permitiu fazer o balanço da actividade destas organizações no apoio e solidariedade para com os mais carenciados e definir novos desafios para o futuro.

Para as autoridades são-tomenses que, com a Fundação Mãe Santomense, organizaram o encontro, o momento foi de “alegria” e “extremamente rico e um contributo do país para a “construção do edifício da família” da CPLP.

“O encontro é importante porque as fundações são instituições da sociedade civil, importantes no estabelecimento de parcerias para a resolução de problemas concretos das comunidades dos nossos países”, disse o primeiro-ministro, Joaquim Rafael Branco.

O evento, anual, reuniu representantes das fundações Eduardo dos Santos e Sagrada Esperança, de Angola, Mãe Santomense, de São Tomé e Príncipe, Infância Feliz (Cabo Verde), para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e Kula (Moçambique), da GIFE e Roberto Marinho (Brasil), da Calouste Gulbenkian, FLAD, do Gil, Bissaya Barreto e Cidade de Lisboa, de Portugal.

Participaram ainda organizações internacionais e não governamentais (ONG) de seis dos oito estados membros da CPLP e das Nações Unidas.

O Encontro, subordinado ao tema “A valorização do factor humano nos processos de desenvolvimento”, dividiu-se em vários painéis: “Novas tendências na ajuda ao desenvolvimento”, “Desenvolvimento e factor humano”, “Capacitação das organizações da sociedade civil nos processos de desenvolvimento” e “Cultura e criatividade no desenvolvimento social e humano”, entre outros. [...]

O VI Encontro das Fundações decorreu no âmbito do “Momento CPLP em São Tomé e Príncipe”, que começou a 4 de Setembro, incluiu manifestações culturais, desportivas, um simpósio sobre oportunidades de negócio no país e terminou com uma homenagem à escritora Alda do Espírito Santo. Um importante apoio para esta realização veio da STPAirways, com que viajou a nossa reportagem. "

Fonte: Francisca Leal - O País

------
[Descarregue a Declaração Final completa]

Publicado a 18/9/2009
<
________________________________________________________________________________
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.